ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

Projectos ICT4Dev e Coding Girls da UEM certificam estudantes em matéria de TIC

Estudantes que participaram da 2ª Edição do Summer School, no âmbito dos Projectos ICT4Dev e Coding Girls, recebem certificados de conclusão numa cerimónia que contou com a participação, esta terça-feira, da Vice-Reitora da Universidade Eduardo Mondlane.
A cerimónia de abertura foi orientada pelo Director do Centro de Informática da UEM (CIUEM), Luís Neves Domingos, que se mostrou entusiasmado pelo facto de os projectos terem sido estabelecidos no CIUEM e por estarem a garantir que diversos estudantes de várias faculdades da UEM tenham acesso a formações em matérias ligadas às tecnologias.
A Vice-Reitora da maior e mais antiga universidade do país, Amália Alexandre Uamusse, fez saber que a UEM implementou os Projectos ICT4Dev e Coding Girls com o objectivo de oferecer o máximo de competências possíveis aos estudantes, através de diversos cursos, para uma boa inserção no mercado de trabalho. Disse ainda que estes cursos foram também desenhados a pensar na inclusão das raparigas em áreas ligadas às TIC, e que espera que os resultados sejam materializados pelos participantes dos cursos.
São mais de 140 certificados de conclusão que foram entregues, em parceria com a Cooperação Italiana, aos estudantes que participaram dos Projectos ICT4Dev e Coding Girls, uma iniciativa estabelecida no Espaço de Inovação, alojado no Centro de Informática da UEM.
Dalton Chivambo, um dos melhores estudantes desta edição do Summer School, e que fez os cursos de Blockchain e Computer Security, achou esta “uma iniciativa muito boa, considerando que as TIC tendem a evoluir. Espero com o conhecimento que adquiri aqui colocar em prática no meu dia-a-dia”, disse.
Para Eunice Tivane, estudante do curso de educação ambiental da UEM e participante do Projecto Coding Girls, esta foi uma oportunidade que vai lhe permitir implementar o seu curso de formação com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). “Neste Projecto eu consegui criar algumas parcerias com outras quatro colegas para podermos desenvolver o nosso projecto, e esperamos ser as vencedoras e que o nosso projecto seja incubado”, concluiu Eunice.
O Projecto ICT4Dev visa capacitar estudantes, investigadores e docentes da Universidade Eduardo Mondlane no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apoiando a formação, a pesquisa e a realização de iniciativas inovadoras para o desenvolvimento social e económico.
Por seu turno, o Projecto Coding Girls: As mulheres do amanhã na economia digital em Moçambique” é uma iniciativa financiada pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e implementada pelo Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane, através do seu Espaço de Inovação.

Scroll to Top