ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

Jovens e mulheres já podem desenvvolver conteúdos locais a partir de uma startup

Trata-se do projecto Moz Yweb Startup, uma iniciativa do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e implementada pelo Instituto Para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME).
O projecto visa promover acções de capacitação, assistência técnica e serviços de assessoria, para mais de 100 Startup’s, Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) nas Províncias de Maputo, Cidade de Maputo e Cabo Delgado. As capacitações serão nas áreas de: Gestão de Recursos Humanos e Produtividade; Finanças e Contabilidade; Gestão de Marketing; Governança e Gestão de Operações.
César Mussagy, coordenador do projecto, disse, na ocasião, que a iniciativa deverá abranger pelo menos 50% de mulheres com vontade de empreender. Para Mussagy, “será possível mensurar os resultados deste projecto através do aumento das receitas, lucros e novas parcerias que cada empresa irá apresentar após as formações”.
A apresentação do projecto foi feita esta quinta-feira (13.04), na sala do Espaço de Inovação da UEM e decorre, neste momento, o processo de candidaturas em que as empresas ou pessoas singulares interessadas deverão submeter, identificando o tipo de empresa e de negócio, entre alguns dos critérios para a candidatura, até o dia 15 de Abril corrente.
Para Cíntia Comé, participante do evento, o projecto “vai ser de grande valia para todos nós, principalmente levando-se em consideração que é para jovens e universitários à procura de oportunidades como esta. Eu estou a iniciar e o meu negócio tem um ano, e ter esta capacitação vai ajudar a aumentar os meus rendimentos e a ter um olhar mais profissional para esta área”.
Já para Albertina Mabunda, igualmente participante, a iniciativa vai ajudar a abrir a mente da mulher moçambicana, tendo em conta que a maior parte é composta por pessoas com ideias, mas não sabe como começar.
O projecto Moz Yweb Startup tem estado a ser divulgado através da mídia, workshops em algumas universidades e nas páginas do IPEME.
Participaram da apresentação do projecto diversas entidades parceiras do projecto, incluindo a comunidade académica da UEM, o Espaço de Inovação e o Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC).

Scroll to Top