ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

20 projectos de inovação tecnológica da UEM concorrem para financiamento de duas ideias

Iniciou, esta quarta-feira, o concurso de Hackathon no Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Trata-se de um concurso de inovação tecnológica no qual equipas de jovens programadores e designers, com auxílio de uma equipa de mentores e outros profissionais, participam de uma maratona de programação.
As equipas que participam do concurso são provenientes das iniciativas Coding Girls e Call For Ideas, também desenvolvidas pelo Espaço de Inovação e espera-se que, durante estes três dias em que o concurso vai durar, os participantes possam aprimorar as suas ideias de negócio.
Para Nicole Ferreto, parceira do projecto pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), o sentimento é de “felicidade pelo facto de muitos dos jovens que participaram dos cursos (Coding Girls e Call For Ideas) terem chegado à fase final”.
Já para Amida Mazivila, participante dos projectos Coding Girls e Call For Ideas, e também concorrente do Hackathon, este “é um aprendizado muito construtivo para nós que não temos muita experiência em tecnologias ligadas à programação, e (o projecto) abre a mente para questões voltadas aos nossos próprios negócios.

A expectativa daqui em diante é colocar o projecto a andar. Ganhando, assim como não, o financiamento já teremos bases para poder avançar e estaremos também a criar postos de trabalho”, disse.
Por outro lado, Criston da Fonseca, do projecto Call For Ideas, apresenta como principal preocupação a busca por alguma experiência. E para ele, caso o seu projecto seja um dos vencedores, “o que o mercado de trabalho pode esperar de mim é dedicação, significando que vou ter de me esforçar muito para sanar algumas lacunas que estão no meu projecto, para poder fazer com que o projecto seja viável.
São no total 20 ideias, das quais, serão seleccionados 6 do Projecto Coding Girls e 4 resultantes do Call For Ideas. Os vencedores do concurso serão conhecidos esta sexta-feira (21.07) numa cerimónia de encerramento que vai decorrer no Espaço de Inovação do CIUEM.
As 10 equipas vencedoras do Hackathon irão beneficiar de processos de Pré-incubação, Incubação, Treinamento, Mentoria, Networking e Estabelcimento de Parcerias.
O Hackathon é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), e tem como parceiro técnico de implementação, o Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane, estabelecido no Centro de Informática da UEM (CIUEM).

Scroll to Top