ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

UEM conta com nova Incubadora de Negócios inaugurada pelo Magnífico Reitor

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) inaugurou, esta sexta-feira (22.09), a Incubadora de Negócios que estará sob gestão do Centro de Informática da UEM (CIUEM). A cerimónia de inauguração contou com a presença do Magnífico Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior.
Nas suas breves notas introdutórias, o director do Centro de Informática da UEM (CIUEM), Luís Neves Cabral Domingos, fez saber que “esta é uma iniciativa do Espaço de Inovação, que foi inaugurado em 2017, e insere-se naquilo que têm sido os trabalhos alinhados nos seus três eixos principais: criatividade, inovação e empreendedorismo, o que é a razão de estarmos aqui hoje”, disse.

Dirigindo-se aos jovens empreendedores e beneficiários da Incubadora presentes na cerimónia, o Magnífico Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, apelou para que estes “maximizem e aproveitem esta oportunidade que muitos precisariam de ter”.

Para o Reitor, “o conceito de incubação em implementação é uma jornada estruturada interconectada, que começa com a selecção de projectos e estende-se através de fases cruciais de capacitação, pré-incubação, incubação e pós-incubação. Há sempre probabilidades de cinquenta por cento que as Startups deem certo. Eu tenho fé que algumas das Startups que estão neste projecto, vão dar certo”, concluiu.
Quem também marcou presença no evento, como parte do painel e parceira do projecto, foi a representante do Centro de Informação de Educação para o Desenvolvimento (CIES), Alessia Celani, que manifestou satisfação em apoiar o projecto gerido pelo CIUEM. “É uma ocasião que concretiza um trabalho feito com muita dedicação e representa o começo de uma nova oportunidade de trabalho. A Incubadora tem uma importância estratégica para as novas empreendedoras.
Elas têm ideias inovadoras e têm muitas potencialidades, mas precisam ser acompanhadas no desenvolvimento desses potenciais para o mercado de trabalho”.
Por seu turno, para o director da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), Paolo Sertoli, igualmente parceiro do projecto, “um dos grandes resultados que pretendemos alcançar com este projecto é o aumento do empreendedorismo dos jovens, através da criação de Startups, por isso, a inauguração desta incubadora representa um marco inicial e importante no alcance desses resultados”.
A Incubadora de Negócios da UEM, cujas obras iniciaram em 2022, tem como objectivo apoiar e capacitar jovens que passaram pelos projectos Coding Girls, Call For Ideas da UEM e ICT4Dev, nas áreas de Gestão de Negócios e Liderança, sob orientação de formadores capacitados e credenciados.
Dos serviços a serem prestados, os incubandos receberão: treinamento, mentoria e aconselhamento, networking, parcerias, acesso a financiamento inicial dos seus projectos, monitoramento e acompanhamento pós-incubação, e as startups graduadas a cada final de ciclo de incubação farão para de uma comunidade alumni.

Scroll to Top