ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

PNUD visita a Incubadora de Negócios da UEM

O director do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), Luís Neves Cabral Domingos, recebeu, esta terça-feira (17.10), uma visita dos representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Incubadora de Negócios da UEM, com o objectivo de estabelecer potenciais parcerias.
Após uma breve visita guiada feita pelo gestor do Espaço de Inovação da UEM, António Morais, o director do CIUEM, local escolhido para o estabelecimento da Incubadora de Negócios, explicou como funciona a Incubadora e de que forma as 11 Startups em actividade no momento, têm estado a trabalhar por forma a melhorar as suas ideias de negócio para a sua inserção no mercado.
Entre as possibilidades de parceria estratégica, a visita abriu horizontes para a expansão da colaboração já existente entre o CIUEM e o PNUD, entre outras áreas, para a expansão da Incubadora para outras províncias do país.
Estavam, entre os membros do PNUD, o responsável pelo projecto de descentralização do PNUD, Cristino Pedraza Lopez, um economista sénior, uma especialista em formalização do sector informal, uma especialista em Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um especialista em planificação estratégica.
Leila Mutuque, gestora da Incubadora de Negócios, fez a apresentação de algumas actividades desenvolvidas pelas Startups da Incubadora, uma das quais dedica-se a pesquisas com base em softwares de localização e outra voltada para a educação com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Durante a reunião, houve espaço para a apresentação de um novo projecto, que enquadra-se no âmbito dos esforços empreendidos pelo Espaço de Inovação da UEM para a promoção da realização de monografias que tenham enfoque em aspectos muito específicos da sociedade moçambicana, que tem contado com um suporte do Projecto ICT4Dev.
Refira-se que a Incubadora de Negócios foi inaugurada a 22 de Setembro último e conta actualmente com 11 Startups, resultantes de um processo de formação de jovens finalistas e recém-graduadas, nos projectos Coding Girls e ICT4Dev da UEM, que capacitam e incentivam mulheres empreendedoras a explorarem diversos empreendimentos, apostando nas TIC’s como meio de actuação e divulgação dos mesmos.

Scroll to Top