ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

UEM lança primeira edição do Summer School

A Universidade Eduardo Mondlane lançou na segunda-feira (25/07), a primeira edição do Summer School, um projecto que visa capacitar estudantes, docentes e investigadores no Sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como promover actividades de pesquisa e inovação para o desenvolvimento social e económico do País.
O Summer tem um financiamento total de 1.161. 800 euros, dos quais 950 mil concedidos pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), 129 mil co-financiados pela Politécnica de Milão e 82.800 euros financiados pela UEM.
Intervindo no lançamento da iniciativa, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que a universidade valoriza o uso das tecnologias como instrumentos que podem contribuir para elevar a qualidade de ensino e aprendizagem, investigação e gestão universitária.
“As actividades extra-curriculares, envolvendo docentes, investigadores e estudantes, em colaboração com parceiros, podem também resultar numa adequação curricular dos cursos de base tecnológica”, referiu.
Explicou que a UEM, em cumprimento do Plano Estratégico 2018 – 2028, reconhece a economia do conhecimento e sociedade das TICs como instrumento de investigação, sendo por isso que esta instituição do ensino tem vindo a reforçar a sua capacidade para o uso de tecnologia como ferramenta pedagógica.
“Incentivar actividades relativas à inovação e empreendedorismo envolvendo estudantes, o que pode induzir a criatividade que possa resultar em start – ups viradas a resolver problemas da sociedade”, exortou.
Por sua vez, o director da AICS, Doutor Paolo Sertoli, referiu que o Summer School visa igualmente melhorar as capacidades tecnológicas dos estudantes para facilitar o acesso ao mercado de emprego através de especialização.
“Poderão também participar dos cursos de curta duração, cerca de três meses, de diversos módulos ministrados em colaboração com a Politécnica de Milano”, assegurou.
O projecto, com a duração de três anos, prevê em cada ano formar 50 estudantes, sendo que a primeira edição contempla três cursos, nomeadamente, Desenvolvimento Web com Python e Django, Aplicações Mobile com Flutter e Data Mining.

Scroll to Top