ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

Coding Girls: universitárias capacitadas em ferramentas digitais

O Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane acolheu, esta Quinta-feira, 02 de Março de 2023, a cerimónia de abertura do I ciclo de capacitação de mulheres finalistas universitárias e recém-graduadas, em matérias ligadas ao mundo digital, desiganado “Coding Girls: As mulheres do amanhã na economia digital em Moçambique”.
A iniciativa da Coding Girls visa, essencialmente, oferecer capacitações nos cursos de programação e prototipagem (hackathons), ciclo de pré-incubação e incubação de negócios, bem como eventos de networking, num período de cinco meses.
Na abertura do evento, o Director do Centro de Informática da UEM, Prof. Doutor Luís Neves, disse que, grande número de estudantes, se candidatou a esta iniciativa com o objectivo de adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de competências pessoais e contribuir para o crescimento do país.
“Esperamos que, até o fim da iniciativa, em Novembro, tenhamos o mesmo grupo de estudantes já com outro tipo de competências, tendo em conta que será uma jornada com várias etapas”, assegurou.
Por sua vez, a Directora do Centro de Coordenação de Assuntos do Gênero da UEM, Profª. Doutora Gracinda Mataveia, afirmou que o mundo digital constitui um grande desafio para as mulheres universitárias, que precisam de adquirir mais habilidades neste ramo.
“Habilidades não só para o desenvolvimento da economia do nosso país mas, também, para o desenvolvimento pessoal, como raparigas, que irão aprender várias coisas, como, por exemplo, desenvolver plataformas e aplicativos para advogarem os direitos da rapariga ”, referiu.
Por sua vez, o representante da Cooperação Italiana, Stefan Morato, assegurou que esta constitui mais uma oportunidade para as mulheres adquirirem conhecimento necessário para o auto-emprego.
Esta iniciativa tem como objectivo, promover o empoderamento das mulheres através da formação em desenvolvimento de soluções de TIC de modo a contribuir para a igualdade de género através da redução do gap entre homens e mulheres no acesso e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como as oportunidades de emprego nesta área.
Nesta primeira fase, as candidatas selecionadas em número de 30, poderão beneficiar-se de 9 módulos a citar: Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software, Introdução à Programação Web, Programação Web com Django e Python I, Programação Web com Django e Python II, Programação Mobile com Flutter, Inovação e Empreendedorismo, Marketing Digital, Projecto.

Scroll to Top