O Auditório do Espaço de Inovação, do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), acolheu, na manhã desta sexta-feira (04.03), a terceira edição do ‘Marketplace of Needs and Ideas’.
O evento, que reuniu representantes das unidades colegiais da UEM, Organizações Não Governamentais e Representantes do Governo, tinha como objectivo discutir o papel da Inteligência Artificial na transformação digital e seu impacto nos diversos sectores da economia moçambicana, identificando as oportunidades que essa tecnologia pode oferecer para o desenvolvimento socio-económico e a inovação tecnológica no país.
A apresentação do Marketplace aos presentes foi feita pelos representantes da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e pelo Politecnico Di Milano (Polimi), numa sessão breve acompanhada de um momento de boas-vindas orientada pelo Director do CIUEM, Dr. Luís Neves Domingos.
Durante o encontro, os participantes apresentaram os principais desafios da integração da IA nas respectivas instituições, destacando um trabalho de base que ainda precisa ser feito para desmistificar o conceito das novas tecnologias digitais, como parte do processo que acompanha o desenvolvimento do país e do mundo.
Os presentes participaram, igualmente, de uma dinâmica que lhes permitiu, em grupos, desenharem propostas de soluções para os desafios inerentes ao uso das TIC nos diversos sectores de actuação no país dos quais fazem parte.



