A realidade virtual e a realidade aumentada sao duas tecnologias-chave que tem crescido a uma taxa incrivel nos ultimos anos, graças ao envolvimento de algumas das principais empresas fabricantes, o que levou a uma grande redução no custo de aquisição. No entanto, os dispositivos de baixo custo ainda têm várias limitações, que, juntamente com o alto custo de produção de activos realistas, podem reduzir consideravelmente o uso dessas tecnologias.
Entre todas as possiveis aplicações, o treinamento representa uma das mais promissoras, devido ao incrivel interesse da comunidade mais jovem de usuarios em potencial e à oportunidade de tazer com que os alunos experimentem cenários de outra forma seriam muito dificcis de recriar.
Nesta palestra, serão apresentados os resultados de alguns experimentos, principalmente realizados por meio de dissertações de mestrado, que incluem cirurgia minimamente invasiva, ultrassom, arquitectura, prevenção de incêndios, formação de equipes e habilidades de camunicacao assimetrica. Todos os
exemplos serão caracterizados pelo uso de balos custos de produção, tanto em termos de dispositivos habilitadores quanto de activos empregados.