Foram ao todo dezassete (17) startups graduadas, na manhã desta sexta-feira, na Incubadora de Negócios da Universidade Eduardo Mondlane. A cerimónia contou com a presença e participação do Magnífico Reitor da UEM, Director do Centro de Informática da UEM, parceiros de implementação e diversas outras figuras de destaque.
Implementado pela Incubadora de Negócios da UEM, o processo de incubação de ideias inovadoras e tecnológicas envolveu cerca de trinta jovens empreendedores, que após capacitação, incubação e mentoria, tiveram os seus negócios devidamente registados, culminando, hoje, com a sua graduação.
Para o Magnífico Reitor da UEM, Professor Doutor Manuel Guilherme Júnior, “estas iniciativas não só promovem a capacitação de jovens empreendedores, como também fomentam a criação de soluções tecnológicas de grande relevância e reduzem a taxa de desemprego dos nossos jovens moçambicanos”. Ainda para o Magnífico Reitor, “a inovação e o empreendedorismo são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e estamos comprometidos em continuar a criar um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras e empresas emergentes”.
Por outro lado, o Director do Centro de Informática da UEM, Doutor Luís Neves Domingos, expressou os agradecimentos “aos parceiros de implementação e à comunidade universitária pelo apoio à Incubadora, reafirmando o compromisso do CIUEM em continuar a apoiar iniciativas como esta”.
Stela Miambo, graduada e representante da empresa ‘Saúde e Sabores’, cujo empreendimento está focado na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, disse que: “participar da incubação não foi um processo fácil no princípio, mas hoje compreendo que todos os processos aos quais estivemos envolvidos foram importantes para que hoje eu tenha esta mentalidade sobre o negócio. Hoje, o empreendedorismo para mim não é apenas diversão, é uma forma de viver”, concluiu.
A Incubadora de Negócios, que é gerida pelo Centro de Informática da UEM, teve como parceira de implementação desta iniciativa a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e o Centro de Informação de Educação para o Desenvolvimentos (CIES).