ICT4Dev – UEM | POLIMI

Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País.

UEM avalia positivamente 3ª edição do summer school e prevê abranger outras regiões do país futuramente.

Terminou hoje o Summer School. Foram duas semanas de formações intensivas em cursos sobre Ciber Segurança, Inteligência Artificial, Desenvolvimento de aplicações e Análise de Imagens e Visão Computacional.

As formações tiveram lugar no Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e foram orientadas por docentes da Universidade Politécnica de Milão, parceira da UEM na implementação do projecto ICT4Dev, que levou a cabo a terceira edição do programa Summer School.

A coordenação do Espaço de Inovação da UEM, responsável pela implementação e organização do Summer School, faz uma avaliação positiva, ressalvando que “nesta edição, houve um bom número de candidatos e estudantes de diversas áreas como: Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Agronomia e outras áreas relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”.

Apesar da avaliação positiva que faz do evento, Bernabé Bila, do Espaço de Inovação da UEM, destaca alguns desafios. Um dos quais passa por “garantir uma ampla representação de participantes de diferentes áreas académicas e geográficas, por forma a que as TIC possam causar impacto em outras áreas.” Bila conclui que para os próximos ciclos pretende-se “expandir o alcance do programa e atrair um público mais diversificado”.

Quem também congratula a iniciativa é Hélio Simango, estudante do curso de Informática da UEM, que diz que “tivemos cursos muito interessantes e a partir destas formações poderei aperfeiçoar as minhas aulas na faculdade e colocar algumas coisas em prática”.

Nesta edição, participaram estudantes de diversas universidades do país, com destaque para os da UEM.

Scroll to Top